Como evitar acidentes domésticos com idosos
Aprenda a evitar acidentes que colocam a vida do idoso em risco
Aprenda a evitar acidentes que colocam a vida do idoso em risco
No Brasil, as quedas da própria altura correspondem a até 30% dos acidentes domésticos e podem ser os responsáveis por limitações severas e, em alguns casos, até a morte. Segundo dados da USP (Universidade de São Paulo), 29% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano e 13% de forma recorrente.
Entre os acidentes domésticos mais comuns com idosos, podemos destacar: quedas, cortes, engasgos, intoxicações (alimentares/medicamentosas), queimaduras e choques. Destes exemplos, as quedas representam o maior percentual e também constituem os acidentes mais graves.
Quando acidentes domésticos com idosos acontecem, o cuidador de idosos deve, primeiro, comunicar os familiares responsáveis e depois seguir com o plano de ação para emergências.
Dicas para diminuir os acidentes domésticos com idosos
Tanto o cuidador, responsável pelas atividades de vida diária do idoso, quanto a famÃlia podem fazer adaptações na casa, ou até mesmo evitar o uso de objetos que possam representar riscos e ajudar a evitar as chances de acidentes envolvendo o idoso.
Veja algumas dicas que podem prevenir os acidentes domésticos mais comuns:
Cortes
Idosos com algum tipo sério de dependência ou com as funções cognitivas prejudicadas, não devem manusear objetos cortantes, como facas e tesouras. Já aqueles que possuem qualquer tipo de limitação só devem fazer o uso desses objetos sob a supervisão de um cuidador ou familiar, sempre de forma compatÃvel à s suas capacidades.
Queimaduras
As recomendações para o uso de objetos cortantes também valem para o uso de fogões e outros equipamentos que forneçam calor. Além disso, evite que o idoso permaneça desacompanhado na cozinha ou em outras áreas, como perto da churrasqueira. Essas são superfÃcies aquecidas, que podem causar queimaduras tão graves quanto aquelas causadas pelo contato direto com o fogo e demais fontes de calor.
Engasgo
Esse pode ser um dos problemas mais comuns de se acontecer durante a vida diária, porém, assim como os outros acidentes não deve ser negligenciado, pois esse pode evoluir para situações mais graves como uma pneumonia por aspiração.
Além disso, para evitar futuros acidentes, é necessário a ajuda médica para determinar o tipo de dieta mais adequada (sólida, pastosa ou lÃquida) para idosos com dificuldade de deglutição.
Choque
Ã? comum que acidentes com choque em idosos aconteçam com o manuseio de fiação exposta ou de máquina sem o adequado aterramento elétrico. Por isso, fios desencapados, extensões elétricas, T’s de tomadas e outras gambiarras em geral, não devem existir em casas onde vivem idosos.
Anotou as dicas? Todo o cuidado é pouco para garantir um ambiente seguro e saudável para os idosos.
A tontura é uma das queixas mais comuns entre a tercei...
O cuidador de idosos é um profissional essencial ...
Aprenda a evitar acidentes que colocam a vida do idoso...
...
Hey, o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.